Planejamento Diário – CMEI Maria Caetano
Acadêmicas responsáveis:
Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende
Professora Orientadora: Valdirene
Alves de Oliveira
Instituição Educativa: CMEI MARIA
CAETANO
Turma: Maternal 2 – Período Vespertino
Inhumas-Go., 04 de Setembro de
2013.
JUSTIFICATIVA
O brincar possibilita à criança situações prazerosas de desenvolver seu
aprendizado, sua formação social, cultural, contribui essencialmente para a
construção de sua identidade e de seu crescimento saudável e ainda viabiliza
condições para que a criança cresça e se
desenvolva feliz como sujeito e transformador de sua história.
“O momento da brincadeira possui grande importância,
pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo
também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de
socialização afetiva e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de
maneira prazerosa.” (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2011.p.12).
Com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento social, intelectual,
cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas foram propostas e
deverão ser desenvolvidas.
O brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao
professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas
potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com
capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, portanto “O professor é quem cria oportunidades para
que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003,p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo instituir a criança
em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que
venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as
suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade,
imaginação e exploração de suas potencialidades.
OBJETIVOS
O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos
de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações, e ao mesmo tempo,
estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que
procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera
alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:
De acordo com a rotina do CMEI após o lanche, o horário das 15:00 às 16:00 horas é dedicado às atividades. Para tanto, planejamos 03 atividades,
partindo do pressuposto de que conseguiremos realizá-las de acordo com o tempo
necessário e disponível.
1º Momento - Conhecer as crianças
Durante o desenvolvimento dessa atividade, as crianças irão se sentar em
círculo, privilegiando a roda de conversa, que se institui uma experimentação
já comprovada e coletiva de que o diálogo amplia a capacidade comunicativa da
criança.
“No cotidiano da Educação Infantil, a roda de conversa
vem sendo entendida e assumida como uma atividade significativa, na qual a
criança, constituindo-se como sujeito da fala (e da escuta), é desafiada a
assumir um papel mais ativo na comunicação”. (ANGELO 2011,p.60).
No instante da roda cada uma irá receber um crachá com o seu nome, em
seguida será explicado e apresentado a elas que cada colega tem um nome
diferente do seu, logo após será espalhado no meio da roda, vários adesivos, onde
cada uma deverá escolher o que mais gosta e fixar no seu crachá, o que
proporcionará aos seus colegas e estagiárias a sua identificação.
Após todas as crianças terem realizado essa atividade, cada uma será
chamada ao centro da roda e convidada a expor o motivo de ter escolhido aquele
adesivo, o que promoverá então uma interação e socialização entre seus pares,
bem como às estagiárias presentes.
2º Momento – Desenvolver o raciocínio e
a coordenação motora
As crianças serão encaminhadas ao pátio do CMEI divididas em duas fileiras, cada uma com a
mesma quantidade de crianças. Elas deverão manter o tronco levemente flexionado
para frente, com as pernas afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna
entrega-se uma bola, ao sinal os primeiros jogadores deverão passar a bola para
seu companheiro por baixo das pernas, quando a bola chegar ao último da fileira
este deverá ir ao início e recomeçar a brincadeira. Ganha o grupo cujo jogador
inicial retornar em primeiro lugar sua posição.
Objetivo proposto: Desenvolver o
raciocínio, o equilíbrio, promover a interação entre as crianças.
3º Momento – Boneco de mola
Esta atividade trata-se de esticar e enrolar o corpo como forma de expressão
sentindo o alongar e relaxar dos músculos. Conta-se uma história dizendo às
crianças que elas são pedacinhos de massa soltos no espaço, para essa atividade
será usado os colchões da sala de dormir, pede-se as crianças que se movam
adotando formas diferentes. Pode-se dizer: “vamos esticar como se fossemos uma
barra de ferro, uma cobra, um fio de barbante, uma madeira, ou pedir: Vamos nos
enrolar como se fôssemos um tatu bola, uma jabuticaba”.
Objetivo proposto: Desenvolver o
domínio sobre o corpo, a expressão e o raciocínio, estimular a imaginação e
habilidades corporais.
ATIVIDADE PARA O MOMENTO DO BANHO: 16h00min
horas
Conhecendo meu
corpinho, adquirindo autonomia.
Conforme nossos estudos o momento do banho é de suma importância para as
crianças, portanto surgiu a ideia de elaborar atividades pedagógicas
intencionais que valorizem esse momento.
·
As crianças serão encaminhadas para o banheiro
aos pares, em seguida cada uma receberá o material de higiene pessoal, para que
possam tomar o seu banho, nesse momento poderá acontecer algumas indagações das
estagiárias como: Vamos lavar os pés? Onde estão os pés? Vamos lavar as pernas?
Onde ficam as pernas? E assim por diante até que o banho seja concluído. Nesse aspecto
ao mesmo tempo em que estaremos estimulando as crianças a identificarem as
partes do seu corpo, poderemos estar incentivando-as a tomarem banho sozinhas,
contribuindo assim para o desenvolvimento de sua autonomia.
Enquanto algumas crianças tomam banho, as outras
estarão esperando sua vez na sala ao lado, sob a coordenação de outra
estagiária, realizando outras brincadeiras.
ATIVIDADE PARA O MOMENTO DO JANTAR: 16h30min
horas
Após o banho, e ao encaminhar as crianças ao refeitório, cantaremos uma
música relacionada com o momento.
RECURSOS
·
Bola;
·
Colchões;
·
Som de CD;
·
CDs diversos com músicas variadas;
·
Adesivos variados com desenhos diferentes;
·
Crachás para as crianças personalizarem;
·
Caixinha porta adesivos;
ESPAÇO
O espaço para a execução das
atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer
habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for
disponível no campo CMEI.
De acordo com nossas observações,
registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a sala
de dormir, na qual se irá fazer uma roda de giz no chão para o primeiro momento,
em seguida os colchões serão espalhados de várias formas pelo ambiente para a
realização das demais atividades.
O banheiro também será um local com
possibilidades de desenvolvimento de uma atividade de conhecimento corporal.
No pátio será aproveitada a parte calçada
do mesmo para a realização da 2ª atividade.
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades será realizada através de
observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a
participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a
proposta.
Na roda de conversa faremos uma análise e registro das
conversas e relatos, a fim de traçar os caminhos a serem percorridos nos
próximos encontros.
Quanto à brincadeira com a bola, e com os colchões
avaliaremos as habilidades corporais de cada criança, sua coordenação, sua
memorização e raciocínio lógico.
No banho observaremos se as crianças conseguiram
identificar as partes do seu corpo, e se a atividade contribuiu para o
desenvolvimento de sua autonomia.
REAVALIANDO O DIA
FONTES DE CONSULTAS:
Registros
das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.
Projeto
de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2013.
ANGELO,
Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa
como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação
Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Angela Cristina Munhoz, Brincar
prazer e aprendizado. 8 ed.Petropólis, RJ: Vozes,2009.
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