terça-feira, 1 de outubro de 2013

Planejamento CMEI Maria Caetano 04/09



 

Planejamento Diário – CMEI Maria Caetano

Acadêmicas responsáveis:

Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende

Professora Orientadora: Valdirene Alves de Oliveira
Instituição Educativa: CMEI MARIA CAETANO
Turma: Maternal 2 – Período Vespertino
Inhumas-Go., 04 de Setembro de 2013.



JUSTIFICATIVA

O brincar possibilita à criança situações prazerosas de desenvolver seu aprendizado, sua formação social, cultural, contribui essencialmente para a construção de sua identidade e de seu crescimento saudável e ainda viabiliza condições para que a  criança cresça e se desenvolva feliz como sujeito e transformador de sua história.

“O momento da brincadeira possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de socialização afetiva e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de maneira prazerosa.” (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2011.p.12).

Com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas foram propostas e deverão ser desenvolvidas.
O brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, portanto “O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003,p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo instituir a criança em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas potencialidades.

 OBJETIVOS

O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações, e ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e  de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).


ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:

De acordo com a rotina do CMEI após o lanche, o horário das 15:00  às 16:00 horas é dedicado às atividades.  Para tanto, planejamos 03 atividades, partindo do pressuposto de que conseguiremos realizá-las de acordo com o tempo necessário e disponível.

1º Momento - Conhecer as crianças

Durante o desenvolvimento dessa atividade, as crianças irão se sentar em círculo, privilegiando a roda de conversa, que se institui uma experimentação já comprovada e coletiva de que o diálogo amplia a capacidade comunicativa da criança.
No cotidiano da Educação Infantil, a roda de conversa vem sendo entendida e assumida como uma atividade significativa, na qual a criança, constituindo-se como sujeito da fala (e da escuta), é desafiada a assumir um papel mais ativo na comunicação”. (ANGELO 2011,p.60).

No instante da roda cada uma irá receber um crachá com o seu nome, em seguida será explicado e apresentado a elas que cada colega tem um nome diferente do seu, logo após será espalhado no meio da roda, vários adesivos, onde cada uma deverá escolher o que mais gosta e fixar no seu crachá, o que proporcionará aos seus colegas e estagiárias a sua identificação.
Após todas as crianças terem realizado essa atividade, cada uma será chamada ao centro da roda e convidada a expor o motivo de ter escolhido aquele adesivo, o que promoverá então uma interação e socialização entre seus pares, bem como às estagiárias presentes.

2º Momento – Desenvolver o raciocínio e a coordenação motora

As crianças serão encaminhadas ao pátio do CMEI  divididas em duas fileiras, cada uma com a mesma quantidade de crianças. Elas deverão manter o tronco levemente flexionado para frente, com as pernas afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola, ao sinal os primeiros jogadores deverão passar a bola para seu companheiro por baixo das pernas, quando a bola chegar ao último da fileira este deverá ir ao início e recomeçar a brincadeira. Ganha o grupo cujo jogador inicial retornar em primeiro lugar sua posição.

Objetivo proposto: Desenvolver o raciocínio, o equilíbrio, promover a interação entre as crianças.

3º Momento – Boneco de mola

Esta atividade trata-se de esticar e enrolar o corpo como forma de expressão sentindo o alongar e relaxar dos músculos. Conta-se uma história dizendo às crianças que elas são pedacinhos de massa soltos no espaço, para essa atividade será usado os colchões da sala de dormir, pede-se as crianças que se movam adotando formas diferentes. Pode-se dizer: “vamos esticar como se fossemos uma barra de ferro, uma cobra, um fio de barbante, uma madeira, ou pedir: Vamos nos enrolar como se fôssemos um tatu bola, uma jabuticaba”.

Objetivo proposto: Desenvolver o domínio sobre o corpo, a expressão e o raciocínio, estimular a imaginação e habilidades corporais.


ATIVIDADE PARA O MOMENTO DO BANHO: 16h00min horas
Conhecendo meu corpinho, adquirindo autonomia.

Conforme nossos estudos o momento do banho é de suma importância para as crianças, portanto surgiu a ideia de elaborar atividades pedagógicas intencionais que valorizem esse momento.

·                          As crianças serão encaminhadas para o banheiro aos pares, em seguida cada uma receberá o material de higiene pessoal, para que possam tomar o seu banho, nesse momento poderá acontecer algumas indagações das estagiárias como: Vamos lavar os pés? Onde estão os pés? Vamos lavar as pernas? Onde ficam as pernas? E assim por diante até que o banho seja concluído. Nesse aspecto ao mesmo tempo em que estaremos estimulando as crianças a identificarem as partes do seu corpo, poderemos estar incentivando-as a tomarem banho sozinhas, contribuindo assim para o desenvolvimento de sua autonomia.

Enquanto algumas crianças tomam banho, as outras estarão esperando sua vez na sala ao lado, sob a coordenação de outra estagiária, realizando outras brincadeiras.


ATIVIDADE PARA O MOMENTO DO JANTAR: 16h30min horas

Após o banho, e ao encaminhar as crianças ao refeitório, cantaremos uma música relacionada com o momento.



RECURSOS

·                          Bola;
·                          Colchões;
·                          Som de CD;
·                          CDs diversos com músicas variadas;
·                          Adesivos variados com desenhos diferentes;
·                          Crachás para as crianças personalizarem;
·                          Caixinha porta adesivos;

ESPAÇO

          O espaço para a execução das atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for disponível no campo CMEI.
         De acordo com nossas observações, registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a sala de dormir, na qual se irá fazer uma roda de giz no chão para o primeiro momento, em seguida os colchões serão espalhados de várias formas pelo ambiente para a realização das demais atividades.
         O banheiro também será um local com possibilidades de desenvolvimento de uma atividade de conhecimento corporal.
          No pátio será aproveitada a parte calçada do mesmo para a realização da 2ª atividade.


AVALIAÇÃO


A avaliação das atividades será realizada através de observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a proposta.
Na roda de conversa faremos uma análise e registro das conversas e relatos, a fim de traçar os caminhos a serem percorridos nos próximos encontros.
Quanto à brincadeira com a bola, e com os colchões avaliaremos as habilidades corporais de cada criança, sua coordenação, sua memorização e raciocínio lógico.
No banho observaremos se as crianças conseguiram identificar as partes do seu corpo, e se a atividade contribuiu para o desenvolvimento de sua autonomia.




REAVALIANDO O DIA




FONTES DE CONSULTAS:

Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG  Inhumas – 2013.
ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Angela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 ed.Petropólis, RJ: Vozes,2009.







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