terça-feira, 1 de outubro de 2013

Planejamento Diário - CMEI Maria Caetano 11/09




Planejamento Diário – CMEI Maria Caetano

Acadêmicas responsáveis:

Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende

Professora Orientadora: Valdirene Alves de Oliveira
Instituição Educativa: CMEI MARIA CAETANO
Turma: Maternal 2 – Período Vespertino
Inhumas – Go  11 de Setembro de 2013.



JUSTIFICATIVA

Brincar é a maior fonte de auto descoberta, prazer e aprendizado, e vêm proporcionar à criança condições de ampliar seu conhecimento de mundo e desenvolver suas potencialidades, através da forma mais criativa e espontânea. Brincar para a criança é coisa séria. É válido ressaltar que: “O brincar é um aspecto fundamental para se chegar ao desenvolvimento integral da criança”. (MALUF 2003,p.33).

Como o brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com capacidade para romper seus  limites e ampliar seus conhecimentos, através de brincadeiras significativas, portanto “O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos, de atender as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas potencialidades.
A construção da identidade é gradativa e se dá por intermédio das interações, com ênfase nessas interações e na busca em atender às necessidades da criança bem como ao seu aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas foram propostas e deverão ser desenvolvidas.

 OBJETIVOS

O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos de prazer, descontração e aprendizado através das brincadeiras e interações, e ao mesmo tempo,  estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003,p. 31)).


ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:

Às 14:00 horas ao chegarmos no campo CMEI e assim que as  crianças acordarem, antes de saírem para o lanche, teremos um breve diálogo com elas no dormitório, a respeito das atividades a serem realizadas.
De acordo com a rotina do CMEI após o lanche, o horário das 15:00  às 16:00 horas é dedicado às atividades.  Para tanto, planejamos 03 atividades, partindo do pressuposto de que conseguiremos realizá-las de acordo com o tempo necessário e disponível.

1º Momento - Atividade  de colagem com pedaços de jornal rasgados  e Desenho em cartolina.

Após o lanche, as crianças serão encaminhadas para o dormitório, em seguida as crianças serão divididas em 04 grupos em cada “cantinho” e  sentadas ao chão. Assim  02 grupos farão atividades com jornais rasgados e os outros 02 com cartolinas e canetinha.
Os grupos do jornal farão colagem com jornal rasgado em um desenho, enquanto os outros 02 realizarão uma atividade de desenhar o corpo humano, onde cada criança desenhará uma parte do corpo humano.  É importante ressaltar que o desenhar é uma forma da criança lidar com a realidade que a cerca.
Após o término das atividades, sugerimos que os trabalhinhos fiquem fixados em sala, logo após serem socializados com as outras turmas, através de um passeio pelo CMEI.
Vale lembrar que as tarefinhas serão realizadas ao som de uma música ambiente.
Objetivo proposto: Propiciar às crianças conhecimento sobre as partes do corpo, contribuir para o seu desenvolvimento psicomotor, das linguagens e interação social.  

2º Momento – Brincando com  água colorida.

Com as crianças ainda no dormitório e separadas em dois grupos, turma vermelha e turma azul,
Para essa atividade serão usados dois recipientes com água colorida com anilina azul e vermelha, copos descartáveis e garrafas pet. O objetivo dessa atividade será a de encher uma garrafa pet até a borda usando um copo descartável, ganha a equipe que conseguir esse objetivo primeiro, para o desenvolvimento maior dessa atividade, cada criança terá que participar enchendo a garrafa um pouquinho, todas as crianças irão ajudar nessa atividade, aprendendo com isso a trabalhar em equipe.
Objetivo proposto: Desenvolver o raciocínio, percepção visual, contribuir para o desenvolvimento motor, promover o contato com água, observação das cores, e ainda  promover  a interação entre as crianças.

3º Momento – Dança das cadeiras

Para essa atividade será feito um circulo usando algumas cadeiras, e  a estagiária que irá coordenar essa atividade irá explicar para as crianças as regras dessa atividade. Em seguida com as crianças em circulo e ao som de uma musica bastante animada, se fará a tradicional brincadeira da dança das cadeiras.
Objetivo proposto: Proporcionar a socialização das crianças, estimular sua percepção visual e auditiva e contribuir para o seu desenvolvimento motor.



ATIVIDADE PARA O MOMENTO DO BANHO: 16h00min horas
Conhecendo meu corpinho, adquirindo autonomia.

Conforme nossos estudos o momento do banho é de suma importância para as crianças, portanto surgiu a ideia de elaborar atividades pedagógicas intencionais que valorizem esse momento.
As crianças serão encaminhadas para o banheiro em grupos de 3 componentes. Cada uma delas receberá uma quantidade de sabonete líquido, que será colocado em sua mão, na intenção de contribuir para que ela sinta o seu corpinho e conheça cada parte que o compõe.
Enquanto isso na sala de espera, com as outras crianças que aguardam o seu momento, faremos brincadeiras de roda como: atirei o pau no gato, brincadeira da estátua, samba crioula, corre cotia, entre outras.
Objetivo proposto: Proporcionar às crianças momentos de descontração enquanto esperam pelo banho e ao mesmo tempo levar às crianças a  oportunidade de conhecerem  brincadeiras antigas, mas de significado cultural importantíssimo.


RECURSOS

·                          Jornal
·                          Cola
·                          Folhas de papel Kraft
·                          Cartolina
·                          Canetinha
·                          Garrafas pet
·                          Anilina azul e vermelha
·                          Água
·                          Baldes
·                          Copo descartável
·                          Cadeiras
·                          Balões para enfeitar o dormitório
·                          Sabonete líquido;
·                          Som de CD;
·                          CDs diversos com músicas variadas;
·                          Câmera fotográfica para registrar as atividades;

ESPAÇO

          O espaço para a execução das atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for disponível no campo CMEI.
         De acordo com nosso planejamento, todas as atividades serão realizadas no dormitório.
         O banheiro também será um local com possibilidades de desenvolvimento de uma atividade de conhecimento corporal.
         

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a proposta.
Durante o desenvolvimento da 1ª atividade, será avaliada a participação das crianças, como foi o seu contato com o jornal, suas reações ao rasgarem o jornal, seu comportamento quanto ao momento de se interagirem com a proposta, e sua interação com os coleguinhas.
Quanto a atividade do desenho, avaliaremos se as crianças conseguiram um bom desenvolvimento motor e se a atividade contribuiu para a socialização com seus pares.
Observaremos na dança das cadeiras, o desenvolvimento visual e percepção auditiva das crianças, no momento das paradas das músicas e sua agilidade em se sentar e levantar das cadeiras, bem como sua atenção em realizar a atividade.
Observaremos e registraremos através de fotos e filmagens como as crianças se comportaram diante das tarefinhas., da inserção da música em conjunto, e se sentiram interessadas pelas cantigas de roda.
Ao passear pelo CMEI com as crianças apresentando seus trabalhos, observaremos qual será a reação das crianças e os seus coleguinhas diante dessa interação, tanto as nossas que irão visitar quanto as que nos receberão.
Quanto ao momento do banho, procuraremos realizar essa tarefa estimulando as crianças a tocarem seus corpinhos, contribuindo para a conscientização dos hábitos de higiene e ao mesmo tempo propiciar o desenvolvimento de sua autonomia.


REAVALIANDO O DIA
Avaliamos nosso segundo dia (11/09) dia no CMEI  Maria Caetano , como satisfatório, pois conseguimos realizar as atividades propostas em sua quase totalidade.
Devido ao atraso no horário de servir o lanche para os pequenos, tivemos que realizar as tarefas rapidamente, e devido a utilização de 02 espaços, contamos com o desafio de decorar os mesmos em pouco espaço de tempo.
Durante a primeira atividade do plantio conseguimos fazer com que as crianças mantivessem contato tátil com a terra e água, que acreditamos ter sido de grande valor para o seu desenvolvimento e conhecimento. Elas se interagiram bem com a proposta e coma a possibilidade de estarem em outro ambiente que o de costume. Se sentaram no chão e se sujaram como deve fazer  parte do aprendizado infantil.
Acreditamos que a utilização do espaço do refeitório foi gratificante e bastante rico, as crianças se sentiram a vontade e realizaram as tarefinhas propostas satisfatoriamente, enquanto que algumas se mantiveram super atentas durante o desenvolvimento das atividades, o seu contato com a argila, massa de modelar e tinta foi de grande significância e foram registrados momentos super importantes para a realização de nossos planejamentos e projetos futuros.


FONTES DE CONSULTAS:

Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG  Inhumas – 2013.
ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 ed.Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

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