terça-feira, 1 de outubro de 2013

Planejamento Diário - CMEI Maria Caetano 25/09





Planejamento Diário – CMEI Maria Caetano

Acadêmicas responsáveis:

Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende

Professora Orientadora: Valdirene Alves de Oliveira
Instituição Educativa: CMEI MARIA CAETANO
Turma: Maternal 2 – Período Vespertino
Inhumas – Go  25 de Setembro de 2013.



JUSTIFICATIVA

Brincar é a maior fonte de auto descoberta, prazer e aprendizado, e vêm proporcionar à criança condições de ampliar seu conhecimento de mundo e desenvolver suas potencialidades, através da forma mais criativa e espontânea. Brincar para a criança é coisa séria. É válido ressaltar que: “O brincar é um aspecto fundamental para se chegar ao desenvolvimento integral da criança”. (MALUF 2003, p.33).

Como o brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, através de brincadeiras significativas, portanto “O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos, de atender as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas potencialidades.
A construção da identidade é gradativa e se dá por intermédio das interações, com ênfase nessas interações e na busca em atender às necessidades da criança, bem como ao seu aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas serão desenvolvidas.

 OBJETIVOS

O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos de prazer, descontração e aprendizado através das brincadeiras e interações, e ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003,p. 31).


ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:

Às 14:00 horas ao chegarmos no campo CMEI, assim que as  crianças acordarem, antes de saírem para o lanche, teremos um breve diálogo com elas no dormitório, a respeito das atividades a serem realizadas.
De acordo com a rotina do CMEI após o lanche, o horário das 15:00  às 16:00 horas é dedicado às atividades pedagógicas, planejadas pelas professoras.  Para tanto, planejamos atividades, partindo do pressuposto de que conseguiremos realizá-las de acordo com o tempo necessário e disponível.

MOMENTO COLETIVO:

Esse dia será a nossa despedida no Campo CMEI, portanto todos os grupos de estágio, estarão envolvidos na realização de uma confraternização entre os agrupamentos, professores, estagiários e demais funcionários.
Realizaremos atividades com cantigas de roda, dança das cadeiras, músicas, promovendo uma interação entre as crianças juntamente com seus pares.
Após a realização das atividades, será servido um lanche especial para as crianças: pipoca, algodão doce e gelatina.
Objetivo proposto: Interação e momentos de descontração significativa das crianças, bem como a socialização entre os agrupamentos.


ATIVIDADE PARA O MOMENTO DO BANHO: 16h00min horas
Conhecendo meu corpinho, adquirindo autonomia.

Conforme nossos estudos o momento do banho é de suma importância para as crianças, portanto surgiu a ideia de elaborar atividades pedagógicas intencionais que valorizem esse momento.
As crianças serão encaminhadas para o banheiro em grupos de 3 componentes. Cada uma delas receberá uma quantidade de sabonete líquido, que será colocado em sua mão, na intenção de contribuir para que ela sinta o seu corpinho e conheça cada parte que o compõe.
Enquanto isso na sala de espera, com as outras crianças que aguardam o seu momento, cantaremos várias músicas, contribuindo para o desenvolvimento de sua linguagem.
Objetivo proposto: Proporcionar às crianças momentos de descontração enquanto esperam pelo banho.


RECURSOS

·                          Cadeiras
·                          Balões para enfeitar o dormitório
·                          Sabonete líquido;
·                          Som de CD;
·                          CDs diversos com músicas variadas;
·                          Câmera fotográfica para registrar as atividades;

ESPAÇO

          O espaço para a execução das atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for disponível no campo CMEI.
         De acordo com o planejamento coletivo, todas as atividades serão realizadas no espaço à sombra da laranjeira.
         O banheiro também será um local com possibilidades de desenvolvimento de uma atividade de conhecimento corporal.
         

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se
Observaremos e registraremos através de fotos e filmagens como as crianças se comportaram diante do momento coletivo da inserção da música em conjunto, e se sentiram interessadas pelas cantigas de roda.
Quanto ao momento do banho, procuraremos realizar essa tarefa estimulando as crianças a tocarem seus corpinhos, contribuindo para a conscientização dos hábitos de higiene e ao mesmo tempo propiciar o desenvolvimento de sua autonomia.


REAVALIANDO O DIA

Nossa vivência dia (18/09) dia no CMEI Maria Caetano , foi bastante satisfatório, pois conseguimos realizar as atividades propostas em sua totalidade.
Durante a realização das primeiras atividades, do jornal e revistas picados, as crianças se mantiveram atentas ao desenvolvimento e de forma intencional, pudemos sentir seus movimentos táteis ao rasgarem os papeis, sua habilidade ao manusear e o interesse pelas figuras, através de sua percepção visual.
Pela mesma forma a atividade de retratar as partes do corpo, as crianças se mostraram interessadas e de acordo com a nossa orientação, foram desenhando, percebemos que algumas delas já possuem uma boa coordenação enquanto outras ainda estão precisando se desenvolver mais.
Durante a realização das atividades, percebemos que  através do diálogo, conseguimos fazer com que as crianças esperassem a sua vez de desenhar, respeitando o direito do outro, ressaltamos aqui a importância da interação estimulada entre elas.
Na realização da atividade com anilina colorida com água, conseguimos possibilitar momentos de descontração e alegria com as crianças, além de uma forma intencional contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, em relação à observação das cores e coordenação motora, pois ao colocar a água na garrafa exigiu além de tudo concentração e movimentos táteis e visuais. Lembramos também que de uma forma sadia estimulamos uma competição sadia entre as crianças.
O momento de maior alegria aconteceu quando da realização da dança das cadeiras, pois as crianças ficaram bastante animadas e concentradas e perceptivas o tempo todo, o mais gratificante foi ver o Valdir ganhar a competição e terminar com o  rostinho vermelhinho de tanto correr.
Vale ressaltar que antes da brincadeira da anilina desenvolvemos a atividade com cantigas de roda, como atirei o pau no gato, entre outras, procurando assim levar às crianças momentos de cultura significativos de suma importância para a preservação dessas cantigas que embora antigas, se faz necessário perpassar para as gerações futuras.
Dentro desses aspectos é que podemos destacar que se pode haver criatividade e um bom planejamento em qualquer espaço, pois lembramos que todas essas atividades foram realizadas dentro do dormitório, com isso se concretiza a capacidade de exploração e utilização dos espaços em favor de realizar atividades criativas e intencionais com as crianças, preservando o seu direito de brincar e de se interagir com o meio em que vive.

FONTES DE CONSULTAS:

Registros das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG  Inhumas – 2013.
ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 ed.Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

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