Planejamento Diário – CMEI Maria Caetano
Acadêmicas responsáveis:
Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende
Professora Orientadora: Valdirene
Alves de Oliveira
Instituição Educativa: CMEI MARIA
CAETANO
Turma: Maternal 2 – Período
Vespertino
Inhumas – Go 25 de Setembro de 2013.
JUSTIFICATIVA
Brincar é a maior fonte de auto descoberta, prazer e aprendizado, e vêm
proporcionar à criança condições de ampliar seu conhecimento de mundo e
desenvolver suas potencialidades, através da forma mais criativa e espontânea.
Brincar para a criança é coisa séria. É válido ressaltar que: “O brincar é um aspecto fundamental para se
chegar ao desenvolvimento integral da criança”. (MALUF 2003, p.33).
Como o brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao
professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas
potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com
capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, através de
brincadeiras significativas, portanto “O
professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira
educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo ressaltar a
intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança
como um sujeito de direitos, de atender as suas aspirações e necessidades,
através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas
potencialidades.
A construção da identidade é gradativa e se dá por intermédio das
interações, com ênfase nessas interações e na busca em atender às necessidades
da criança, bem como ao seu aprimoramento social, intelectual, cultural e
educacional, é que as atividades aqui apresentadas serão desenvolvidas.
OBJETIVOS
O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos
de prazer, descontração e aprendizado através das brincadeiras e interações, e
ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma
intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É
importante ressaltar que “Brincar é uma
fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003,p.
31).
ATIVIDADES
SIGNIFICATIVAS:
Às 14:00 horas ao chegarmos no campo CMEI, assim que as crianças acordarem, antes de saírem para o
lanche, teremos um breve diálogo com elas no dormitório, a respeito das
atividades a serem realizadas.
De acordo com a rotina do CMEI após o lanche, o horário das 15:00 às 16:00 horas é dedicado às atividades
pedagógicas, planejadas pelas professoras.
Para tanto, planejamos atividades, partindo do pressuposto de que
conseguiremos realizá-las de acordo com o tempo necessário e disponível.
MOMENTO
COLETIVO:
Esse dia será a nossa despedida no Campo CMEI, portanto todos os grupos
de estágio, estarão envolvidos na realização de uma confraternização entre os
agrupamentos, professores, estagiários e demais funcionários.
Realizaremos atividades com cantigas de roda, dança das cadeiras,
músicas, promovendo uma interação entre as crianças juntamente com seus pares.
Após a realização das atividades, será servido um lanche especial para as
crianças: pipoca, algodão doce e gelatina.
Objetivo proposto: Interação e momentos de descontração significativa das
crianças, bem como a socialização entre os agrupamentos.
ATIVIDADE PARA O
MOMENTO DO BANHO: 16h00min horas
Conhecendo meu
corpinho, adquirindo autonomia.
Conforme nossos estudos o momento do banho é de suma importância para as
crianças, portanto surgiu a ideia de elaborar atividades pedagógicas
intencionais que valorizem esse momento.
As crianças serão encaminhadas para o banheiro em grupos de 3
componentes. Cada uma delas receberá uma quantidade de sabonete líquido, que
será colocado em sua mão, na intenção de contribuir para que ela sinta o seu
corpinho e conheça cada parte que o compõe.
Enquanto isso na sala de espera, com as outras crianças que aguardam o
seu momento, cantaremos várias músicas, contribuindo para o desenvolvimento de
sua linguagem.
Objetivo proposto: Proporcionar às crianças momentos de descontração
enquanto esperam pelo banho.
RECURSOS
·
Cadeiras
·
Balões para enfeitar o dormitório
·
Sabonete líquido;
·
Som de CD;
·
CDs diversos com músicas variadas;
·
Câmera fotográfica para registrar as atividades;
ESPAÇO
O espaço para a execução das
atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer
habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for
disponível no campo CMEI.
De acordo com o planejamento coletivo,
todas as atividades serão realizadas no espaço à sombra da laranjeira.
O banheiro também será um local com possibilidades de desenvolvimento de
uma atividade de conhecimento corporal.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de observações do
comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi
satisfatória e se as mesmas conseguiram se
Observaremos e registraremos através de fotos e
filmagens como as crianças se comportaram diante do momento coletivo da
inserção da música em conjunto, e se sentiram interessadas pelas cantigas de
roda.
Quanto ao momento do banho, procuraremos realizar essa
tarefa estimulando as crianças a tocarem seus corpinhos, contribuindo para a
conscientização dos hábitos de higiene e ao mesmo tempo propiciar o
desenvolvimento de sua autonomia.
REAVALIANDO
O DIA
Nossa vivência dia (18/09) dia no CMEI Maria Caetano , foi bastante
satisfatório, pois conseguimos realizar as atividades propostas em sua
totalidade.
Durante a realização das primeiras atividades, do jornal e revistas
picados, as crianças se mantiveram atentas ao desenvolvimento e de forma
intencional, pudemos sentir seus movimentos táteis ao rasgarem os papeis, sua
habilidade ao manusear e o interesse pelas figuras, através de sua percepção
visual.
Pela mesma forma a atividade de retratar as partes do corpo, as crianças
se mostraram interessadas e de acordo com a nossa orientação, foram desenhando,
percebemos que algumas delas já possuem uma boa coordenação enquanto outras
ainda estão precisando se desenvolver mais.
Durante a realização das atividades, percebemos que através do diálogo, conseguimos fazer com que
as crianças esperassem a sua vez de desenhar, respeitando o direito do outro,
ressaltamos aqui a importância da interação estimulada entre elas.
Na realização da atividade com anilina colorida com água, conseguimos
possibilitar momentos de descontração e alegria com as crianças, além de uma forma
intencional contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, em relação à
observação das cores e coordenação motora, pois ao colocar a água na garrafa
exigiu além de tudo concentração e movimentos táteis e visuais. Lembramos
também que de uma forma sadia estimulamos uma competição sadia entre as
crianças.
O momento de maior alegria aconteceu quando da realização da dança das
cadeiras, pois as crianças ficaram bastante animadas e concentradas e
perceptivas o tempo todo, o mais gratificante foi ver o Valdir ganhar a
competição e terminar com o rostinho
vermelhinho de tanto correr.
Vale ressaltar que antes da brincadeira da anilina desenvolvemos a
atividade com cantigas de roda, como atirei o pau no gato, entre outras,
procurando assim levar às crianças momentos de cultura significativos de suma
importância para a preservação dessas cantigas que embora antigas, se faz
necessário perpassar para as gerações futuras.
Dentro desses aspectos é que podemos destacar que se pode haver
criatividade e um bom planejamento em qualquer espaço, pois lembramos que todas
essas atividades foram realizadas dentro do dormitório, com isso se concretiza
a capacidade de exploração e utilização dos espaços em favor de realizar
atividades criativas e intencionais com as crianças, preservando o seu direito
de brincar e de se interagir com o meio em que vive.
FONTES DE CONSULTAS:
Registros
das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.
Projeto
de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2013.
ANGELO,
Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa
como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação
Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz,
Brincar prazer e aprendizado. 8 ed.Petropólis, RJ: Vozes, 2009.
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