Planejamento Diário – Escola Municipal
Peralta
Acadêmicas responsáveis:
Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende
Professora Orientadora: Valdirene
Alves de Oliveira
Instituição Educativa: Escola
Municipal Peralta
Turma: II Período – Período
Vespertino
Inhumas-Go., 30de Outubro de 2013.
JUSTIFICATIVA
A música está presente em todos os momentos da vida humana, pois possui
uma linguagem universal transmissora de culturas e que perpassa tempo e espaço.
Pensando nesse aspecto e com base nos nossos estudos, chegamos à
compreensão que a música, além de fazer parte do nosso cotidiano, é
imprescindível na contribuição do desenvolvimento da criança e na
potencialização do aprendizado.
Portanto se trata de uma das áreas do conhecimento de suma importância
para a Educação Infantil e de
contribuição para o desenvolvimento da linguagem oral, escrita, visual, e da
audição, pois há uma estimulação cerebral significativa durante o momento que a criança ouve música, o que possibilita
uma melhor concentração e aprendizado.
A prática de música, seja pelo aprendizado de um
instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva,
particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória,do espaço e do
raciocínio abstrato.
(NOGUEIRA, 2003.p.03).
Contar e ouvir histórias faz parte de uma necessidade humana que consiste
em compartilhar e vivenciar experiências e sentimentos, além do que é de suma
importância para estimular a fantasia e imaginação das crianças, e contribuir
para sua inserção no mundo letrado, bem como o incentivar o gosto pela leitura.
Para tanto se faz necessário que a criança estabeleça contato diariamente
com livros, e com o ato de ouvir e contar histórias que possibilitem desde cedo
uma relação com a leitura escrita e visual, despertando seu interesse e
percepção, domínio e ampliação de seu horizonte cultural.
O ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre,
presente nas nossas vidas: desde eu nascemos, aprendemos por meio das
experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas
experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros nos
contam. (KAERCHER,2001.p.81).
Nessa perspectiva e com ênfase nas necessidades da criança e seu
aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional, é que as atividades
aqui apresentadas e deverão ser desenvolvidas, ressaltando a utilização da
música e preservando ainda o brincar que é imprescindível e fundamental para o
desenvolvimento da criança.
Essas atividades têm como objetivo instituir a criança em foco, e devem
ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a
criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as suas aspirações
e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração
de suas potencialidades.
De acordo com embasamentos teóricos a Educação Infantil não deve exigir
por obrigatoriedade exercícios repetitivos e exaustivos de memória, a leitura e
escrita deve ser inserida na vida da criança bem antes do seu ingresso escolar,
é um longo processo cultural e que precisa ser feito de forma bem natural e
espontânea.
Esse processo acontece nas situações vivenciadas pela criança diante de
situações diversas em sua cultura de mundo, contatos com texto em seu
cotidiano, através de uma brincadeira,
música, e participações no mundo letrado do adulto.
É brincando que as crianças participam do mundo adulto
e apreendem suas características. Brincando, elas podem, também ingressar na
cultura escrita. Em suma, propomos que, na Educaçaõ Infantil, sejam garantidas
situações de convívio com a escrita, sem no entanto, tornar tais vivências um
fardo para as crianças. (BRANDÃO, ROSA, 2011.p.21).
OBJETIVOS
O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos
de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações e, ao mesmo
tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que
procure enfatizar a importância do brincar e
de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”.
(MALUF 2003, p. 31).
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:
1º Momento – Promover a socialização,
estímulo à linguagem oral, auditiva e interação com seus pares e com os adultos
( estagiárias) - (14:00 horas), ao chegarmos na escola – Diálogo com as
crianças – atividades com músicas (Palavra cantada).
Antes de iniciarmos a atividade musical, teremos um diálogo sobre música
e gosto musical, bem como procuraremos conversar com as crianças se conhecem a
Palavra Cantada, faremos um breve comentário e apresentaremos algumas músicas através
de cd.
Preparamos algumas atividades com as músicas, “ a sopa”, uma brincadeira
com copos e do yapo, cantaremos com eles algumas canções como: alecrim, o cravo
e a rosa, etc.
Objetivo proposto: Estimular a
interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo,
aprimorar conhecimentos, intencionalmente e ainda contribuir para o interesse
musical.
2º Momento – Atividades de conto de
reconto de histórias, inclusive a história da Boiúna.e teatro de fantoches - Desenvolver o raciocínio e a estimulação da
memória, percepção auditiva e visual, apreensão de conhecimentos
intencionalmente. (15:30 h) horas.
Dentro da sala ou o espaço gramado ( conforme disponibilidade do local e
o clima), faremos um “cantinho da leitura” para as crianças, onde nesse espaço
terão oportunidade e liberdade para ter contato visual e manusear vários tipos de livros, revistas, gibis,
jornal etc.
Ainda nesse espaço, será contada a história da boiúna e a realização de
um teatro de fantoches.
Objetivo proposto: Estimular a
interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo,
aprimorar conhecimentos, contribuir para a promoção do gosto pela leitura.
RECURSOS
·
Som de CD;
·
CD do Palavra Cantada
·
Câmera fotográfica para registrar
·
Copos e chocalho ( ou outro material)
·
Livros literários, revistas, gibis etc.
·
Colcha de retalho
·
Colchonete
·
Almofadas
ESPAÇO
O espaço para a execução das
atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer
habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for
disponível no campo.
De acordo com nossas observações,
registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a sala
de aula.
Espaço gramado se houver
possibilidade, para o “Cantinho da leitura”, se não for possível utilizaremos a
sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades será realizada através de
observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a
participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a
proposta.
Quanto às atividades com músicas avaliaremos o
comportamento das crianças durante o desenvolvimento, se foram participativas e
se interagiram com a proposta, se realizaram com atenção e interesse e se
demonstraram interesse pelas canções.
Com referência à contação de histórias e o cantinho da
leitura, observaremos o interesse e curiosidade
demonstrado pelas crianças durante a execução da atividade.
REAVALIANDO O DIA
Ao relatar nosso segundo dia de regência no campo
pré-escola, podemos dizer que nossa proposta foi realizada a contento, pois as crianças participaram das atividades com
satisfação e receptividade, demonstraram interesse e participação durante todo
o tempo, principalmente durante a visitação da horta da escola, onde elas puderam
exercer sua liberdade, autonomia e ao mesmo tempo estabelecer contato e
manusear elementos da natureza como plantinhas, água e terra.
Enfim consideramos esses momentos extremamente
gratificantes e significativos para a construção de nossos conhecimentos e
formação de nossa identidade profissional.
FONTES DE CONSULTAS:
BRANDÃO, Ana
Carolina Perrusi.ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e escrever na Educação
Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte, MG:
Autêntica, 2011.
KAERCHER,
Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura. In CRAIDY Maria, KAERCHER,
Gládis Elise P da Silva ( orgs). Educação Infantil – pra eu te quero? Porto
Alegre: Artmed, 2001.
MALUF, Angela
Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 .ed. Petropólis, RJ:
Vozes,2009.
NOGUEIRA,
Monique Andries. A música e o desenvolvimento da crianças. Revista da
Universidade Federal de Goiás. Vol, No, 2, dez 2003 on line ( ).
Projeto
de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2013.
Registros
das observações no campo Escola Peralta durante o 1º Semestre.
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