sábado, 30 de novembro de 2013

Planejamento Escola Municipal Peralta - 30/10








Planejamento Diário – Escola Municipal Peralta

Acadêmicas responsáveis:

Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende

Professora Orientadora: Valdirene Alves de Oliveira
Instituição Educativa: Escola Municipal Peralta
Turma: II Período – Período Vespertino
Inhumas-Go., 30de Outubro de 2013.



JUSTIFICATIVA

A música está presente em todos os momentos da vida humana, pois possui uma linguagem universal transmissora de culturas e que perpassa tempo e espaço.
Pensando nesse aspecto e com base nos nossos estudos, chegamos à compreensão que a música, além de fazer parte do nosso cotidiano, é imprescindível na contribuição do desenvolvimento da criança e na potencialização do aprendizado.
Portanto se trata de uma das áreas do conhecimento de suma importância para  a Educação Infantil e de contribuição para o desenvolvimento da linguagem oral, escrita, visual, e da audição, pois há uma estimulação cerebral significativa durante o momento  que a criança ouve música, o que possibilita uma melhor concentração e aprendizado.
A prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória,do espaço e do raciocínio abstrato.
(NOGUEIRA, 2003.p.03).

Contar e ouvir histórias faz parte de uma necessidade humana que consiste em compartilhar e vivenciar experiências e sentimentos, além do que é de suma importância para estimular a fantasia e imaginação das crianças, e contribuir para sua inserção no mundo letrado, bem como o incentivar o  gosto pela leitura.
Para tanto se faz necessário que a criança estabeleça contato diariamente com livros, e com o ato de ouvir e contar histórias que possibilitem desde cedo uma relação com a leitura escrita e visual, despertando seu interesse e percepção, domínio e ampliação de seu horizonte cultural.
O ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre, presente nas nossas vidas: desde eu nascemos, aprendemos por meio das experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros nos contam. (KAERCHER,2001.p.81).

Nessa perspectiva e com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas e deverão ser desenvolvidas, ressaltando a utilização da música e preservando ainda o brincar que é imprescindível e fundamental para o desenvolvimento da criança.
Essas atividades têm como objetivo instituir a criança em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas potencialidades.
De acordo com embasamentos teóricos a Educação Infantil não deve exigir por obrigatoriedade exercícios repetitivos e exaustivos de memória, a leitura e escrita deve ser inserida na vida da criança bem antes do seu ingresso escolar, é um longo processo cultural e que precisa ser feito de forma bem natural e espontânea.
Esse processo acontece nas situações vivenciadas pela criança diante de situações diversas em sua cultura de mundo, contatos com texto em seu cotidiano,  através de uma brincadeira, música, e participações no mundo letrado do adulto.
É brincando que as crianças participam do mundo adulto e apreendem suas características. Brincando, elas podem, também ingressar na cultura escrita. Em suma, propomos que, na Educaçaõ Infantil, sejam garantidas situações de convívio com a escrita, sem no entanto, tornar tais vivências um fardo para as crianças. (BRANDÃO, ROSA, 2011.p.21).



 OBJETIVOS

O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações e, ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e  de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).


ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:

1º Momento – Promover a socialização, estímulo à linguagem oral, auditiva e interação com seus pares e com os adultos ( estagiárias) - (14:00 horas), ao chegarmos na escola – Diálogo com as crianças – atividades com músicas (Palavra cantada).

Antes de iniciarmos a atividade musical, teremos um diálogo sobre música e gosto musical, bem como procuraremos conversar com as crianças se conhecem a Palavra Cantada, faremos um breve comentário e apresentaremos algumas músicas através de cd.

Preparamos algumas atividades com as músicas, “ a sopa”, uma brincadeira com copos e do yapo, cantaremos com eles algumas canções como: alecrim, o cravo e a rosa, etc.
Objetivo proposto: Estimular a interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo, aprimorar conhecimentos, intencionalmente e ainda contribuir para o interesse musical.

2º Momento – Atividades de conto de reconto de histórias, inclusive a história da Boiúna.e teatro de fantoches -  Desenvolver o raciocínio e a estimulação da memória, percepção auditiva e visual, apreensão de conhecimentos intencionalmente. (15:30 h) horas.
Dentro da sala ou o espaço gramado ( conforme disponibilidade do local e o clima), faremos um “cantinho da leitura” para as crianças, onde nesse espaço terão oportunidade e liberdade para ter contato visual e manusear  vários tipos de livros, revistas, gibis, jornal etc.
Ainda nesse espaço, será contada a história da boiúna e a realização de um teatro de fantoches.
Objetivo proposto: Estimular a interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo, aprimorar conhecimentos, contribuir para a promoção do gosto pela leitura.

RECURSOS

·                          Som de CD;
·                          CD do Palavra Cantada
·                          Câmera fotográfica para registrar
·                          Copos e chocalho ( ou outro material)
·                          Livros literários, revistas, gibis etc.
·                          Colcha de retalho
·                          Colchonete
·                          Almofadas

ESPAÇO

          O espaço para a execução das atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for disponível no campo.
         De acordo com nossas observações, registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a sala de aula.
         Espaço gramado se houver possibilidade, para o “Cantinho da leitura”, se não for possível utilizaremos a sala de aula.





AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades será realizada através de observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a proposta.
Quanto às atividades com músicas avaliaremos o comportamento das crianças durante o desenvolvimento, se foram participativas e se interagiram com a proposta, se realizaram com atenção e interesse e se demonstraram interesse pelas canções.
Com referência à contação de histórias e o cantinho da leitura, observaremos o interesse e curiosidade  demonstrado pelas crianças durante a execução da atividade.

REAVALIANDO O DIA

Ao relatar nosso segundo dia de regência no campo pré-escola, podemos dizer que nossa proposta foi realizada a contento, pois as  crianças participaram das atividades com satisfação e receptividade, demonstraram interesse e participação durante todo o tempo, principalmente durante a visitação da horta da escola, onde elas puderam exercer sua liberdade, autonomia e ao mesmo tempo estabelecer contato e manusear elementos da natureza como plantinhas, água e terra.
Enfim consideramos esses momentos extremamente gratificantes e significativos para a construção de nossos conhecimentos e formação de nossa identidade profissional.

FONTES DE CONSULTAS:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi.ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.
KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura. In CRAIDY Maria, KAERCHER, Gládis Elise P da Silva ( orgs). Educação Infantil – pra eu te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
MALUF, Angela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 .ed. Petropólis, RJ: Vozes,2009.
NOGUEIRA, Monique Andries. A música e o desenvolvimento da crianças. Revista da Universidade Federal de Goiás. Vol, No, 2, dez 2003 on line ( ).
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG  Inhumas – 2013.
Registros das observações no campo Escola Peralta durante o 1º Semestre.

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