O
estágio é uma atividade que leva o conhecimento das práticas educativas e que
fundamentadas pela teoria, estabelecem uma visão real e significativa do local
de nosso campo de atuação como profissionais da educação. Nesse sentido se faz
necessário durante esse processo, uma reflexão sobre as situações vividas no
campo de estágio, em consonância com as concepções teóricas que embasaram
nossos estudos até o presente momento.
Na
concepção de Pimenta e Lima 2006, o estágio supervisionado, possibilita a superação da dicotomia entre a teoria e
prática, afirmam que essas duas
perspectivas, não podem ser dissociadas, ou seja precisam caminhar juntas,
ressaltam que uma é necessária para que a outra aconteça de forma que venha
contribuir para a boa formação dos professores, “o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo
social no qual de desenvolvem as práticas educativas” ,(Pimenta e Lima
2006).
O
estágio possibilita contato direto com situações reais do cotidiano das
crianças, bem como situações de dificuldade dentro do ambiente escolar, o que
permite uma avaliação e planejamento para uma possível e adequada intervenção a
partir da realidade. Portanto o estágio é imprescindível para o aprendizado da
profissão docente, e contribui também para a construção de sua identidade
profissional, através da união da teoria debatida em sala de aula, com as
práticas educativas exercidas e observadas no
interior da escola.
Enfim
o estágio supervisionado é um período em que se busca vincular aspectos
teóricos com os aspectos práticos, é um momento de articulação nesses dois
sentidos, que levará não somente a uma crítica, mas há uma reflexão sobre a
prática educativa, “ O estágio tem de ser
teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissóciavel da prática”.
(Pimenta e Lima 2006).
Esse texto faz parte do nosso relatório de estágio/junho/2013.
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