![]() |
Loris Malaguzzi |
"Ao brincar, a criança busca parceria e, na exploração de objetos,
interage com seus pares e se expressa através de múltiplas linguagens.
Ao interagir e se expressar a criança descobre as regras da brincadeira e
toma decisões. Por isso, o brinquedo é peça fundamental e é cenário no
desenvolvimento infantil. Através das brincadeiras e dos jogos, a
criança constrói e reconstrói a consciência da realidade, priorizando o
entrosamento das relações e fatos sociais reais.O papel do professor é
mostrar as diversas possibilidades em relação às brincadeiras e aos
jogos, adequando a imaginação à realidade, através do diálogo.
A Pedagogia da Escuta é uma abordagem inovadora e possibilita o
desenvolvimento intelectual das crianças através do foco sistemático no
perfil simbólico, levando as crianças pequenas a uma condição
surpreendente de desenvolturas simbólicas e à criatividade. Enfatizando
esta abordagem educar significa, portanto, organizar as situações de
cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e
que contribuem para o desenvolvimento das capacidades infantis de
relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude de
aceitação, respeito e confiança, e a entrada, pelas crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural". (Loris Malaguzzi, fundador de Reggio Emilia e defensor da Pedagogia da Escuta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário