terça-feira, 1 de outubro de 2013

Teóricos e pensadores da educação,

Loris Malaguzzi
"Ao brincar, a criança busca parceria e, na exploração de objetos, interage com seus pares e se expressa através de múltiplas linguagens. Ao interagir e se expressar a criança descobre as regras da brincadeira e toma decisões. Por isso, o brinquedo é peça fundamental e é cenário no desenvolvimento infantil. Através das brincadeiras e dos jogos, a criança constrói e reconstrói a consciência da realidade, priorizando o entrosamento das relações e fatos sociais reais.O papel do professor é mostrar as diversas possibilidades em relação às brincadeiras e aos jogos, adequando a imaginação à realidade, através do diálogo. 
A Pedagogia da Escuta é uma abordagem inovadora e possibilita o desenvolvimento intelectual das crianças através do foco sistemático no perfil simbólico, levando as crianças pequenas a uma condição surpreendente de desenvolturas simbólicas e à criatividade. Enfatizando esta abordagem educar significa, portanto, organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que contribuem para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude de aceitação, respeito e confiança, e a entrada, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural". (Loris Malaguzzi, fundador de Reggio Emilia e defensor da Pedagogia da Escuta). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário