Planejamento Diário – CMEI Maria Caetano
Acadêmicas responsáveis:
Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende
Professora Orientadora: Valdirene
Alves de Oliveira
Instituição Educativa: CMEI MARIA
CAETANO
Turma: Maternal 2 – Período
Vespertino
Inhumas – Go 18 de Setembro de 2013.
JUSTIFICATIVA
Brincar é a maior fonte de auto descoberta, prazer e aprendizado, e vêm
proporcionar à criança condições de ampliar seu conhecimento de mundo e
desenvolver suas potencialidades, através da forma mais criativa e espontânea.
Brincar para a criança é coisa séria. É válido ressaltar que: “O brincar é um aspecto fundamental para se
chegar ao desenvolvimento integral da criança”. (MALUF 2003, p.33).
Como o brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao
professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas
potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com
capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, através de
brincadeiras significativas, portanto “O
professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira
educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo ressaltar a
intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança
como um sujeito de direitos, de atender as suas aspirações e necessidades,
através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas
potencialidades.
A construção da identidade é gradativa e se dá por intermédio das
interações, com ênfase nessas interações e na busca em atender às necessidades
da criança, bem como ao seu aprimoramento social, intelectual, cultural e
educacional, é que as atividades aqui apresentadas serão desenvolvidas.
OBJETIVOS
O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos
de prazer, descontração e aprendizado através das brincadeiras e interações, e
ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma
intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É
importante ressaltar que “Brincar é uma
fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003,p.
31).
ATIVIDADES
SIGNIFICATIVAS:
Às 14:00 horas ao chegarmos no campo CMEI, assim que as crianças acordarem, antes de saírem para o
lanche, teremos um breve diálogo com elas no dormitório, a respeito das
atividades a serem realizadas.
De acordo com a rotina do CMEI após o lanche, o horário das 15:00 às 16:00 horas é dedicado às atividades
pedagógicas, planejadas pelas professoras.
Para tanto, planejamos três atividades, partindo do pressuposto de que
conseguiremos realizá-las de acordo com o tempo necessário e disponível.
1º Momento - Atividade de colagem com
pedaços de jornal rasgados e Desenho em
cartolina.
Após o lanche, as crianças serão encaminhadas para o dormitório, divididas
em 04 grupos em cada “cantinho” e sentadas ao chão. Assim dois grupos farão
atividades com jornais e revistas rasgados
e os outros dois com cartolinas e canetinha.
Dois grupos farão colagem contornando um desenho com jornal e revistas rasgados,
enquanto os outros dois realizarão uma atividade de desenhar e colorir o próprio
corpo, para isso a professora fará o contorno da criança no papel Kraft, em
seguida, de acordo com suas características elas vão colorir com giz de cera.. É importante ressaltar que o desenhar é uma
forma da criança lidar com a realidade que a cerca.
Após o término das atividades, sugerimos que os trabalhinhos fiquem
fixados em sala, logo após serem socializados com as outras turmas, através de
um passeio pelo CMEI.
Vale lembrar que as atividades serão realizadas ao som de uma música
ambiente.
Objetivo proposto: Propiciar às crianças conhecimento sobre as partes do
corpo, contribuir para o seu desenvolvimento psicomotor, das linguagens e
interação social.
2º Momento – Brincando com água colorida.
Com as crianças ainda no dormitório e separadas em dois grupos, turma
vermelha e turma azul
Para essa atividade serão usados dois recipientes com água colorida com
anilina azul e vermelha, copos descartáveis e garrafas pet. O objetivo dessa
atividade será a de encher uma garrafa pet até a borda usando um copo
descartável, ganha a equipe que conseguir esse objetivo primeiro, para o
desenvolvimento maior dessa atividade, cada criança terá que participar
enchendo a garrafa um pouquinho, todas as crianças irão ajudar nessa atividade,
aprendendo com isso a trabalhar em equipe.
Objetivo proposto: Desenvolver o raciocínio, percepção visual, contribuir
para o desenvolvimento motor, promover o contato com água, observação das cores,
e ainda promover a interação entre as
crianças.
3º Momento – Dança das cadeiras
Para essa atividade será feito um circulo usando algumas cadeiras, e a
estagiária que irá coordenar essa atividade irá explicar para as crianças as
regras dessa atividade. Em seguida com as crianças em circulo e ao som de uma
musica bastante animada, se fará a tradicional brincadeira da dança das
cadeiras.
Objetivo proposto: Proporcionar a socialização das crianças, estimular
sua percepção visual e auditiva e contribuir para o seu desenvolvimento motor.
ATIVIDADE PARA O
MOMENTO DO BANHO: 16h00min horas
Conhecendo meu
corpinho, adquirindo autonomia.
Conforme nossos estudos o momento do banho é de suma importância para as
crianças, portanto surgiu a ideia de elaborar atividades pedagógicas
intencionais que valorizem esse momento.
As crianças serão encaminhadas para o banheiro em grupos de três componentes.
Cada uma delas receberá uma quantidade de sabonete líquido, que será colocado
em sua mão, na intenção de contribuir para que ela sinta o seu corpinho e
conheça cada parte que o compõe.
Enquanto isso na sala de espera, com as outras crianças que aguardam o
seu momento, faremos brincadeiras de roda como: atirei o pau no gato,
brincadeira da estátua, samba crioula, corre cotia, entre outras.
Objetivo proposto: Proporcionar às crianças momentos de descontração
enquanto esperam pelo banho e ao mesmo tempo levar às crianças a oportunidade
de conhecerem brincadeiras antigas, mas
de significado cultural importantíssimo.
RECURSOS
·
Jornal
·
Revistas
·
Cola
·
Folhas de papel Kraft
·
Giz de cera
·
Canetinha
·
Garrafas pet
·
Anilina azul e vermelha
·
Água
·
Baldes
·
Copo descartável
·
Cadeiras
·
Balões para enfeitar o dormitório
·
Sabonete líquido;
·
Som de CD;
·
CDs diversos com músicas variadas;
·
Câmera fotográfica para registrar as atividades;
ESPAÇO
O espaço para a execução das
atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer
habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for
disponível no campo CMEI.
De acordo com nosso planejamento, todas
as atividades serão realizadas no dormitório.
O banheiro também será um local com possibilidades de desenvolvimento de
uma atividade de conhecimento corporal.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de observações do
comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi
satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a proposta.
Durante o desenvolvimento da 1ª atividade, será
avaliada a participação das crianças, como foi o seu contato com o jornal, suas
reações ao rasgarem o jornal, seu comportamento quanto ao momento de se
interagirem com a proposta, e sua interação com os coleguinhas.
Quanto a atividade do desenho, avaliaremos se as
crianças conseguiram um bom desenvolvimento motor e se a atividade contribuiu
para a socialização com seus pares.
Observaremos na dança das cadeiras, o desenvolvimento
visual e percepção auditiva das crianças, no momento das paradas das músicas e
sua agilidade em se sentar e levantar das cadeiras, bem como sua atenção em
realizar a atividade.
Observaremos e registraremos através de fotos e
filmagens como as crianças se comportaram diante das tarefinhas., da inserção
da música em conjunto, e se sentiram interessadas pelas cantigas de roda.
Ao passear pelo CMEI com as crianças apresentando seus
trabalhos, observaremos qual será a reação das crianças e os seus coleguinhas
diante dessa interação, tanto as nossas que irão visitar quanto as que nos
receberão.
Quanto ao momento do banho, procuraremos realizar essa
tarefa estimulando as crianças a tocarem seus corpinhos, contribuindo para a
conscientização dos hábitos de higiene e ao mesmo tempo propiciar o
desenvolvimento de sua autonomia.
REAVALIANDO
O DIA
Avaliamos nosso segundo dia (11/09) dia no CMEI Maria Caetano, como
satisfatório, pois conseguimos realizar as atividades propostas em sua quase
totalidade.
Devido ao atraso no horário de servir o lanche para os pequenos, tivemos
que realizar as tarefas rapidamente, e devido a utilização de 02 espaços,
contamos com o desafio de decorar os mesmos em pouco espaço de tempo.
Durante a primeira atividade do plantio conseguimos fazer com que as
crianças mantivessem contato tátil com a terra e água, que acreditamos ter sido
de grande valor para o seu desenvolvimento e conhecimento. Elas se interagiram
bem com a proposta e coma a possibilidade de estarem em outro ambiente que o de
costume. Sentaram-se no chão e se sujaram como deve fazer parte do aprendizado infantil.
Acreditamos que a utilização do espaço do refeitório foi gratificante e
bastante rica, as crianças se sentiram a vontade e realizaram as atividades
propostas satisfatoriamente, enquanto que algumas se mantiveram super atentas
durante o desenvolvimento das atividades, o seu contato com a argila, massa de
modelar e tinta foi de grande significância e foram registrados momentos super
importantes para a realização de nossos planejamentos e projetos futuros.
FONTES DE CONSULTAS:
Registros
das observações no campo CMEI durante o 1º Semestre.
Projeto
de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2013.
ANGELO,
Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa
como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação
Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz,
Brincar prazer e aprendizado. 8 ed.Petropólis, RJ: Vozes, 2009.
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