domingo, 13 de outubro de 2013

Planejamento Escola Peralta - Planejamento dia 09/10/2013







Planejamento Diário – Escola Municipal Peralta

Acadêmicas responsáveis:

Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende

Professora Orientadora: Valdirene Alves de Oliveira
Instituição Educativa: Escola Municipal Peralta
Turma: II Período – Período Vespertino
Inhumas-Go., 09 de Outubro de 2013.



JUSTIFICATIVA

O brincar possibilita à criança situações prazerosas de desenvolver seu aprendizado, sua formação social, cultural, contribui essencialmente para a construção de sua identidade e de seu crescimento saudável e ainda viabiliza condições para que a  criança cresça e se desenvolva feliz como sujeito e transformador de sua história.

O momento da brincadeira possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de socialização afetiva e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de maneira prazerosa. (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2011.p.12).

Com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas foram propostas e deverão ser desenvolvidas.
O brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, portanto “O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo instituir a criança em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas potencialidades.
De acordo com embasamentos teóricos a Educação Infantil não exige por obrigatoriedade exercícios repetitivos e exaustivos de memória, a leitura e escrita deve ser inserida na vida da criança bem antes do seu ingresso escolar, é um longo processo cultura e que precisa ser feito de forma bem natural e espontânea.
Esse processo acontece nas situações vivenciadas pela criança diante de situações diversas em sua cultura de mundo, contatos com texto em seu cotidiano,  através de uma brincadeira e participações no mundo letrado do adulto.
É brincando que as crianças participam do mundo adulto e apreendem suas características. Brincando, elas podem, também ingresssar na cultura escrita. Em suma, propomos que, na Educaçaõ Infantil, sejam garantidas situações de convívio com a escrita, sem no entanto, tornar tais vivências um fardo para as crianças. (BRANDÃO, ROSA, 2011.p.21).

 OBJETIVOS

O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações e, ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e  de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).


ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:

1º Momento - Conhecer as crianças (13h30min horas), assim que chegarmos à escola:

Durante o desenvolvimento dessa atividade, as crianças irão se sentar em círculo, privilegiando a roda de conversa, que se institui uma experimentação já comprovada e coletiva de que o diálogo amplia a capacidade comunicativa da criança.
No cotidiano da Educação Infantil, a roda de conversa vem sendo entendida e assumida como uma atividade significativa, na qual a criança, constituindo-se como sujeito da fala (e da escuta), é desafiada a assumir um papel mais ativo na comunicação. (ANGELO 2011,p.60).

No instante da roda cada uma irá receber um crachá com o seu nome, em seguida será explicado e apresentado a elas que durante 04 dias, às quartas-feiras, iremos estar com eles.
O intuito dessa atividade é promover então uma interação e socialização entre seus pares, bem como as estagiárias presentes.

2º Momento – Desenvolver o raciocínio e a coordenação motora, percepção auditiva. (14:00 h) horas.

Dentro da sala, faremos duas atividades:

1.      Vivo ou morto:
Nessa brincadeira as crianças permanecem em círculo, enquanto a estagiária, repete as palavras: vivo e morto simultaneamente, vivo: elas ficam de pé e morto elas se agacham.
2.      Estátua:
     Com o som ligado as crianças dançam e ao desligar o som, ficam como se fossem estátuas, quem se mexer sai e ajuda a estagiária olhar quem mexe.


Objetivo proposto: Estimular o equilíbrio, promover a interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo.

3º Momento -  Brincadeiras: Pela estrada a fora, corre cotia, competição com sapatos, passa anel e  coelhinho na toca. (Após o lanche: no espaço ao lado da hortinha)

1.      Pela estrada afora:

Com a utilização de obstáculos como: cadeiras, bambolês, as crianças enfileiradas acompanham a estagiária e percorrem o circuito, lembrando que as crianças serão separadas em duas equipes: meninos e meninas.

2.      Corre cotia:

As crianças sentadas em círculo ao chão. A estagiária começa a brincadeira com um objeto qualquer na mão, cantando a música e passando por todos deixando cair atrás de alguém que deve sair correndo para pegá-lo, se conseguir ele faz de novo a corrida, se não conseguir quem faz é ele, quem for pego volta e se senta no lugar do outro.

3.      Competição com sapatos:

As crianças divididas em 02 equipes: (meninos e meninas), coloca-se os sapatos de todos em um recipiente misturados, uma criança de cada equipe corre até a caixa e pega o seu sapato e calça e assim por diante, vence a equipe que terminar de colocar os sapatos primeiro.

4.      Passa anel:

           As crianças sentadas ao chão enfileiradas, a estagiária pega um anel coloca na mão e pede para que elas fiquem com as mãos fechadas e vai passando por cada uma e deixa cair na mão de uma, essa sucessivamente passa a colocar em mão de outra.

5.      Coelhinho na toca:

Distribuir as crianças em trio: duas serão a toca e a outra o coelho, a toca é formada por duas crianças uma de frente para outra de mãos dadas acima da cabeça, o coelho fica entre as duas crianças, ao sinal da estagiária o coelho sai e entra em outra toca, quem ficar sozinho tenta roubar a toca de alguém, marca se um tempo e troca-se participante da toca e coelho.

Objetivo proposto: Desenvolver o domínio sobre o corpo, a expressão e o raciocínio, e habilidades corporais, percepção visual e auditiva.



RECURSOS

·                          Som de CD;
·                          CDs diversos com músicas variadas;
·                          Crachás para as crianças personalizarem;
·                          Material para os obstáculos

ESPAÇO

          O espaço para a execução das atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for disponível no campo.
         De acordo com nossas observações, registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a própria sala deles.
         No pátio será aproveitada a parte localizada ao lado da horta, para a realização das outras atividades.


AVALIAÇÃO


A avaliação das atividades será realizada através de observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a proposta.
Na roda de conversa aproveitaremos o momento para o registro das conversas e observação das crianças a fim de traçar os caminhos a serem percorridos nos próximos encontros.
Quanto às brincadeiras, a intenção é observar e avaliar as habilidades corporais de cada criança, sua coordenação, sua memorização e raciocínio, e acima de tudo a sua alegria em participar das atividades, ressaltando  que o objetivo maior é proporcionar às crianças momentos divertidos, porém significativos.

REAVALIANDO O DIA
De acordo com nossos registros e observações durante o desenvolvimento das atividades, faremos uma avaliação das propostas apresentadas. Se as crianças se mostraram participativas e interessadas durante a prática, se interagiram com as estagiárias e com seus pares.
Analisaremos os pontos positivos e os que precisam ser melhorados para os nossos próximos encontros.



FONTES DE CONSULTAS:

Registros das observações no campo Escola Peralta durante o 1º Semestre.
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG  Inhumas – 2013.
ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Angela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 .ed. Petropólis, RJ: Vozes,2009.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi.ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.






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