Planejamento Diário – Escola Municipal
Peralta
Acadêmicas responsáveis:
Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende
Professora Orientadora: Valdirene
Alves de Oliveira
Instituição Educativa: Escola
Municipal Peralta
Turma: II Período – Período Vespertino
Inhumas-Go., 09 de Outubro de 2013.
JUSTIFICATIVA
O brincar possibilita à criança situações prazerosas de desenvolver seu
aprendizado, sua formação social, cultural, contribui essencialmente para a
construção de sua identidade e de seu crescimento saudável e ainda viabiliza
condições para que a criança cresça e se
desenvolva feliz como sujeito e transformador de sua história.
O momento da brincadeira possui grande importância,
pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo
também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de
socialização afetiva e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de
maneira prazerosa. (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2011.p.12).
Com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento social, intelectual,
cultural e educacional, é que as atividades aqui apresentadas foram propostas e
deverão ser desenvolvidas.
O brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao
professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas
potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com
capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, portanto “O professor é quem cria oportunidades para
que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo instituir a criança
em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que
venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as
suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade,
imaginação e exploração de suas potencialidades.
De acordo com embasamentos teóricos a Educação Infantil não exige por
obrigatoriedade exercícios repetitivos e exaustivos de memória, a leitura e
escrita deve ser inserida na vida da criança bem antes do seu ingresso escolar,
é um longo processo cultura e que precisa ser feito de forma bem natural e
espontânea.
Esse processo acontece nas situações vivenciadas pela criança diante de
situações diversas em sua cultura de mundo, contatos com texto em seu
cotidiano, através de uma brincadeira e
participações no mundo letrado do adulto.
É brincando que as crianças participam do mundo adulto
e apreendem suas características. Brincando, elas podem, também ingresssar na
cultura escrita. Em suma, propomos que, na Educaçaõ Infantil, sejam garantidas
situações de convívio com a escrita, sem no entanto, tornar tais vivências um
fardo para as crianças. (BRANDÃO, ROSA, 2011.p.21).
OBJETIVOS
O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos
de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações e, ao mesmo tempo,
estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que
procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera
alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:
1º Momento - Conhecer as crianças (13h30min
horas), assim que chegarmos à escola:
Durante o desenvolvimento dessa atividade, as crianças irão se sentar em
círculo, privilegiando a roda de conversa, que se institui uma experimentação
já comprovada e coletiva de que o diálogo amplia a capacidade comunicativa da
criança.
No cotidiano da Educação Infantil, a roda de conversa
vem sendo entendida e assumida como uma atividade significativa, na qual a
criança, constituindo-se como sujeito da fala (e da escuta), é desafiada a
assumir um papel mais ativo na comunicação. (ANGELO 2011,p.60).
No instante da roda cada uma irá receber um crachá com o seu nome, em
seguida será explicado e apresentado a elas que durante 04 dias, às
quartas-feiras, iremos estar com eles.
O intuito dessa atividade é promover então uma interação e socialização
entre seus pares, bem como as estagiárias presentes.
2º Momento – Desenvolver o raciocínio e
a coordenação motora, percepção auditiva. (14:00 h) horas.
Dentro da sala, faremos duas atividades:
1.
Vivo ou morto:
Nessa brincadeira as crianças permanecem
em círculo, enquanto a estagiária, repete as palavras: vivo e morto
simultaneamente, vivo: elas ficam de pé e morto elas se agacham.
2.
Estátua:
Com o som ligado as crianças
dançam e ao desligar o som, ficam como se fossem estátuas, quem se mexer sai e
ajuda a estagiária olhar quem mexe.
Objetivo proposto: Estimular o
equilíbrio, promover a interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento
visual e auditivo.
3º Momento - Brincadeiras: Pela estrada a fora, corre
cotia, competição com sapatos, passa anel e
coelhinho na toca. (Após o lanche: no espaço ao lado da hortinha)
1.
Pela estrada afora:
Com a utilização de obstáculos como: cadeiras, bambolês, as crianças
enfileiradas acompanham a estagiária e percorrem o circuito, lembrando que as
crianças serão separadas em duas equipes: meninos e meninas.
2.
Corre cotia:
As crianças sentadas em círculo ao chão. A estagiária começa a
brincadeira com um objeto qualquer na mão, cantando a música e passando por
todos deixando cair atrás de alguém que deve sair correndo para pegá-lo, se
conseguir ele faz de novo a corrida, se não conseguir quem faz é ele, quem for
pego volta e se senta no lugar do outro.
3.
Competição com sapatos:
As crianças divididas em 02 equipes: (meninos e meninas), coloca-se os
sapatos de todos em um recipiente misturados, uma criança de cada equipe corre
até a caixa e pega o seu sapato e calça e assim por diante, vence a equipe que
terminar de colocar os sapatos primeiro.
4.
Passa anel:
As crianças sentadas ao chão
enfileiradas, a estagiária pega um anel coloca na mão e pede para que elas
fiquem com as mãos fechadas e vai passando por cada uma e deixa cair na mão de
uma, essa sucessivamente passa a colocar em mão de outra.
5.
Coelhinho na toca:
Distribuir as crianças
em trio: duas serão a toca e a outra o coelho, a toca é formada por duas
crianças uma de frente para outra de mãos dadas acima da cabeça, o coelho fica
entre as duas crianças, ao sinal da estagiária o coelho sai e entra em outra
toca, quem ficar sozinho tenta roubar a toca de alguém, marca se um tempo e
troca-se participante da toca e coelho.
Objetivo proposto: Desenvolver o
domínio sobre o corpo, a expressão e o raciocínio, e habilidades corporais,
percepção visual e auditiva.
RECURSOS
·
Som de CD;
·
CDs diversos com músicas variadas;
·
Crachás para as crianças personalizarem;
·
Material para os obstáculos
ESPAÇO
O espaço para a execução das
atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer
habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for
disponível no campo.
De acordo com nossas observações,
registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a própria
sala deles.
No
pátio será aproveitada a parte localizada ao lado da horta, para a realização
das outras atividades.
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades será realizada através de
observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a
participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a
proposta.
Na roda de conversa aproveitaremos o momento para o
registro das conversas e observação das crianças a fim de traçar os caminhos a
serem percorridos nos próximos encontros.
Quanto às brincadeiras, a intenção é observar e avaliar
as habilidades corporais de cada criança, sua coordenação, sua memorização e
raciocínio, e acima de tudo a sua alegria em participar das atividades,
ressaltando que o objetivo maior é
proporcionar às crianças momentos divertidos, porém significativos.
REAVALIANDO O DIA
De acordo com nossos registros e observações durante o
desenvolvimento das atividades, faremos uma avaliação das propostas
apresentadas. Se as crianças se mostraram participativas e interessadas durante
a prática, se interagiram com as estagiárias e com seus pares.
Analisaremos os pontos positivos e os que precisam ser
melhorados para os nossos próximos encontros.
FONTES DE CONSULTAS:
Registros
das observações no campo Escola Peralta durante o 1º Semestre.
Projeto
de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2013.
ANGELO,
Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa
como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação
Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Angela
Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 .ed. Petropólis, RJ:
Vozes,2009.
BRANDÃO, Ana
Carolina Perrusi.ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e escrever na Educação
Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte, MG:
Autêntica, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário