Planejamento Diário – Escola Municipal
Peralta
Acadêmicas responsáveis:
Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende
Professora Orientadora: Valdirene
Alves de Oliveira
Instituição Educativa: Escola
Municipal Peralta
Turma: II Período – Período
Vespertino
Inhumas-Go., 16 de Outubro de 2013.
JUSTIFICATIVA
O ato de brincar propicia à criança momentos de interação, diversão e
estímulo à sua imaginação e fantasia, contudo pode estar carregado de
intencionalidade e contido em uma
proposta pedagógica, que valorize esses momentos e contribua para o seu
desenvolvimento pessoal e cognitivo.
A criança na brincadeira se sente à vontade, sorri, socializa-se com seus
pares e aprende, mas aprende de uma forma espontânea e prazerosa, sem ser
metódica, repetitiva e cansativa.
O momento da brincadeira possui grande importância,
pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo
também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de
socialização afetiva e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de
maneira prazerosa. (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2011.p.12).
As atividades aqui apresentadas foram propostas e deverão ser
desenvolvidas. com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento
social, intelectual, cultural e educacional. O brincar é de fundamental
importância na vida da criança, cabe ao professor explorar na criança as suas
habilidades, reconhecer suas potencialidades e com isso proporcionar à criança,
um mundo que é só seu, com capacidade para romper seus limites e ampliar seus
conhecimentos, portanto “O professor é
quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira educativa”.
(MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo instituir a criança
em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que
venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda
as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade,
imaginação e exploração de suas potencialidades.
De acordo com embasamentos teóricos, a Educação Infantil não exige por
obrigatoriedade exercícios repetitivos e exaustivos de memória, a leitura e
escrita deve ser inserida na vida da criança bem antes do seu ingresso escolar,
é um longo processo cultura e que precisa ser feito de forma bem natural e
espontânea.
Esse processo acontece nas situações vivenciadas pela criança diante de
situações diversas em sua cultura de mundo, contatos com texto em seu
cotidiano, através de uma brincadeira e participações no mundo letrado do
adulto.
É brincando que as crianças participam do mundo adulto
e apreendem suas características. Brincando, elas podem, também ingressar na
cultura escrita. Em suma, propomos que, na Educaçaõ Infantil, sejam garantidas
situações de convívio com a escrita, sem no entanto, tornar tais vivências um
fardo para as crianças. (BRANDÃO, ROSA, 2011.p.21).
OBJETIVOS
O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos
de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações e, ao mesmo
tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que
procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É importante
ressaltar que “Brincar é uma fonte de
felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:
1º Momento – Promover a socialização,
estímulo à linguagem oral, auditiva e interação com os adultos (estagiárias) - (14:00
horas), ao chegarmos na escola – Diálogo com as crianças – Visitar a horta da
escola.
Durante o desenvolvimento dessa atividade, antes de irmos com as crianças
para a horta, teremos uma conversa com elas sobre a visitação, elas irão se
sentar em círculo, privilegiando a roda de conversa, que se institui uma
experimentação já comprovada e coletiva de que o diálogo amplia a capacidade
comunicativa da criança.
No cotidiano da Educação Infantil, a roda de conversa
vem sendo entendida e assumida como uma atividade significativa, na qual a
criança, constituindo-se como sujeito da fala (e da escuta), é desafiada a
assumir um papel mais ativo na comunicação. (ANGELO 2011,p.60).
No instante da roda cada uma irá receber o crachá com o seu nome,
entregue na semana anterior. O intuito dessa atividade é promover então uma
interação e socialização entre seus pares, bem como com as estagiárias presentes
e uma forma das crianças participarem ativamente da proposta.
Em seguida iremos com as crianças para a horta, e assim elas poderão
relatar e apresentar para nós os canteiros e o que estão plantados no local.
Confeccionaremos regadores com garrafas descartáveis para que elas molhem as
plantinhas.
2º Momento – Ainda dentro da sala,
realizaremos uma atividade com música – estimulação auditiva, visual,
socialização e interação.
1.
Escravos de Jó – As crianças divididas em 03 grupos,
cada uma com um objeto diferente na mão, ao som da música vão cantando e
fazendo os movimentos com o objeto.
2.
Cabeça, ombro joelho e pé – As crianças irão cantar a
música e colocar a mão em cada parte do corpo que fala na música, acelera-se o
ritmo e quem erra a parte do corpo sai da brincadeira.
Objetivo proposto: Proporcionar
interação entre as crianças, desenvolver a percepção musical e auditiva e
visual da crianças.
3º Momento – Atividades com jogos
educativos ao som de uma música suave.
Desenvolver o raciocínio e a coordenação
motora, percepção auditiva e visual, apreensão de conhecimentos
intencionalmente. (15:30 h) horas.
Dentro da sala, faremos atividades simultâneas, as crianças serão
divididas em 03 grupos, cada grupo receberá dois tipos de jogos educativos
diferentes: dama, jogo da Memória, caça letras e palavras, em seguida conforme
o tempo cronometrado, elas irão trocar de mesas e jogar com os outros jogos,
com isso terão oportunidade de conhecer todos jogos apresentados.
Objetivo proposto: Estimular a
interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo,
aprimorar conhecimentos.
RECURSOS
·
Som de CD;
·
CDs diversos com músicas variadas;
·
Crachás para as crianças personalizarem;
·
Jogos Educativos
·
Câmera fotográfica para registrar
·
Regadores confeccionados com garrafas
descartáveis
ESPAÇO
O espaço para a execução das
atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer
habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for
disponível no campo.
De acordo com nossas observações,
registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a horta
da escola.
Dentro da sala estaremos realizando as
outras atividades com jogos.
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades será realizada através de
observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a
participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a
proposta.
Na roda de conversa aproveitaremos o momento para o
registro das conversas e observação das crianças a fim de traçar os caminhos a
serem percorridos nos próximos encontros.
Quanto às atividades com jogos, avaliaremos o
comportamento das crianças durante o desenvolvimento, se foram participativas e
se interagiram com a proposta, se realizaram com atenção e interesse.
REAVALIANDO O DIA
Nosso primeiro dia de regência no campo pré-escola, foi
bastante significativo, prazeroso e super divertido. As crianças participaram
de todas as brincadeiras com muita alegria, todas as atividades propostas foram
realizadas com satisfação, podemos dizer que tivemos um saldo positivo nesse
nosso primeiro encontro. A alegria das crianças foi contagiante, se interagiram
muito bem conosco, desde o instante da roda, até o final.
FONTES DE CONSULTAS:
Registros
das observações no campo Escola Peralta durante o 1º Semestre.
Projeto
de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia
UEG Inhumas – 2013.
ANGELO,
Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa
como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação
Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF,
Angela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 .ed. Petropólis, RJ:
Vozes,2009.
BRANDÃO,
Ana Carolina Perrusi.ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e escrever na Educação
Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte, MG:
Autêntica, 2011.
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