quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Planejamento Escola Peralta - dia 16/10/2013




Planejamento Diário – Escola Municipal Peralta

Acadêmicas responsáveis:

Evânia Cristina Vieira Costa
Lucia da Cunha Alvarenga
Márcia Merilla Rezende

Professora Orientadora: Valdirene Alves de Oliveira
Instituição Educativa: Escola Municipal Peralta
Turma: II Período – Período Vespertino
Inhumas-Go., 16 de Outubro de 2013.



JUSTIFICATIVA

O ato de brincar propicia à criança momentos de interação, diversão e estímulo à sua imaginação e fantasia, contudo pode estar carregado de intencionalidade e contido em  uma proposta pedagógica, que valorize esses momentos e contribua para o seu desenvolvimento pessoal e cognitivo.
A criança na brincadeira se sente à vontade, sorri, socializa-se com seus pares e aprende, mas aprende de uma forma espontânea e prazerosa, sem ser metódica, repetitiva e cansativa.
O momento da brincadeira possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de socialização afetiva e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de maneira prazerosa. (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2011.p.12).

As atividades aqui apresentadas foram propostas e deverão ser desenvolvidas. com ênfase nas necessidades da criança e seu aprimoramento social, intelectual, cultural e educacional. O brincar é de fundamental importância na vida da criança, cabe ao professor explorar na criança as suas habilidades, reconhecer suas potencialidades e com isso proporcionar à criança, um mundo que é só seu, com capacidade para romper seus limites e ampliar seus conhecimentos, portanto “O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira educativa”. (MALUF 2003, p.29).
As atividades a serem desenvolvidas têm como objetivo instituir a criança em foco, e devem ressaltar a intencionalidade, através de um planejamento que venha reconhecer a criança como um sujeito de direitos e ao mesmo tempo atenda as suas aspirações e necessidades, através da estimulação da criatividade, imaginação e exploração de suas potencialidades.
De acordo com embasamentos teóricos, a Educação Infantil não exige por obrigatoriedade exercícios repetitivos e exaustivos de memória, a leitura e escrita deve ser inserida na vida da criança bem antes do seu ingresso escolar, é um longo processo cultura e que precisa ser feito de forma bem natural e espontânea.
Esse processo acontece nas situações vivenciadas pela criança diante de situações diversas em sua cultura de mundo, contatos com texto em seu cotidiano, através de uma brincadeira e participações no mundo letrado do adulto.
É brincando que as crianças participam do mundo adulto e apreendem suas características. Brincando, elas podem, também ingressar na cultura escrita. Em suma, propomos que, na Educaçaõ Infantil, sejam garantidas situações de convívio com a escrita, sem no entanto, tornar tais vivências um fardo para as crianças. (BRANDÃO, ROSA, 2011.p.21).

 OBJETIVOS

O objetivo das atividades descritas é o de propiciar às crianças momentos de prazer e aprendizado através das brincadeiras e interações e, ao mesmo tempo, estimular seu raciocínio cognitivo e motor de uma forma intencional, que procure enfatizar a importância do brincar e de ser criança. É importante ressaltar que “Brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado”. (MALUF 2003, p. 31).


ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS:

1º Momento – Promover a socialização, estímulo à linguagem oral, auditiva e interação com os adultos (estagiárias) - (14:00 horas), ao chegarmos na escola – Diálogo com as crianças – Visitar a horta da escola.

Durante o desenvolvimento dessa atividade, antes de irmos com as crianças para a horta, teremos uma conversa com elas sobre a visitação, elas irão se sentar em círculo, privilegiando a roda de conversa, que se institui uma experimentação já comprovada e coletiva de que o diálogo amplia a capacidade comunicativa da criança.
No cotidiano da Educação Infantil, a roda de conversa vem sendo entendida e assumida como uma atividade significativa, na qual a criança, constituindo-se como sujeito da fala (e da escuta), é desafiada a assumir um papel mais ativo na comunicação. (ANGELO 2011,p.60).

No instante da roda cada uma irá receber o crachá com o seu nome, entregue na semana anterior. O intuito dessa atividade é promover então uma interação e socialização entre seus pares, bem como com as estagiárias presentes e uma forma das crianças participarem ativamente da proposta.
Em seguida iremos com as crianças para a horta, e assim elas poderão relatar e apresentar para nós os canteiros e o que estão plantados no local. Confeccionaremos regadores com garrafas descartáveis para que elas molhem as plantinhas.

2º Momento – Ainda dentro da sala, realizaremos uma atividade com música – estimulação auditiva, visual, socialização  e interação.

1.      Escravos de Jó – As crianças divididas em 03 grupos, cada uma com um objeto diferente na mão, ao som da música vão cantando e fazendo os movimentos com o objeto.
2.      Cabeça, ombro joelho e pé – As crianças irão cantar a música e colocar a mão em cada parte do corpo que fala na música, acelera-se o ritmo e quem erra a parte do corpo sai da brincadeira.

Objetivo proposto: Proporcionar interação entre as crianças, desenvolver a percepção musical e auditiva e visual da crianças.

3º Momento – Atividades com jogos educativos ao som de uma música suave.
 Desenvolver o raciocínio e a coordenação motora, percepção auditiva e visual, apreensão de conhecimentos intencionalmente. (15:30 h) horas.

Dentro da sala, faremos atividades simultâneas, as crianças serão divididas em 03 grupos, cada grupo receberá dois tipos de jogos educativos diferentes: dama, jogo da Memória, caça letras e palavras, em seguida conforme o tempo cronometrado, elas irão trocar de mesas e jogar com os outros jogos, com isso terão oportunidade de conhecer todos jogos apresentados.

Objetivo proposto: Estimular a interação entre as crianças, propiciar desenvolvimento visual e auditivo, aprimorar conhecimentos.


RECURSOS

·                          Som de CD;
·                          CDs diversos com músicas variadas;
·                          Crachás para as crianças personalizarem;
·                          Jogos Educativos
·                          Câmera fotográfica para registrar
·                          Regadores confeccionados com garrafas descartáveis

ESPAÇO

          O espaço para a execução das atividades é de suma importância para o seu desenvolvimento, pois requer habilidade e criatividade por parte do professor em aproveitar o que for disponível no campo.
         De acordo com nossas observações, registros e nosso planejamento, o primeiro local a ser explorado, será a horta da escola.
         Dentro da sala estaremos realizando as outras atividades com jogos.


AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades será realizada através de observações do comportamento das crianças diante das atividades, se a participação foi satisfatória e se as mesmas conseguiram se interagir com a proposta.
Na roda de conversa aproveitaremos o momento para o registro das conversas e observação das crianças a fim de traçar os caminhos a serem percorridos nos próximos encontros.
Quanto às atividades com jogos, avaliaremos o comportamento das crianças durante o desenvolvimento, se foram participativas e se interagiram com a proposta, se realizaram com atenção e interesse.

REAVALIANDO O DIA

Nosso primeiro dia de regência no campo pré-escola, foi bastante significativo, prazeroso e super divertido. As crianças participaram de todas as brincadeiras com muita alegria, todas as atividades propostas foram realizadas com satisfação, podemos dizer que tivemos um saldo positivo nesse nosso primeiro encontro. A alegria das crianças foi contagiante, se interagiram muito bem conosco, desde o instante da roda, até o final.

FONTES DE CONSULTAS:

Registros das observações no campo Escola Peralta durante o 1º Semestre.
Projeto de Estágio – Brincadeiras e Interações na Educação Infantil – 3º ano Pedagogia UEG  Inhumas – 2013.
ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sônia, ROCHA, Eloisa A. C. Educação Infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MALUF, Angela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. 8 .ed. Petropólis, RJ: Vozes,2009.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi.ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.

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